As 10 frases proibidas na entrevista de emprego

10:11 |

A entrevista é o último passo do candidato rumo à tão esperada conquista do emprego. Exatamente por isso, deve ser bem planejada e executada de forma clara e convincente. Certos deslizes podem colocar todo seu esforço a perder.
Eis aqui algumas frases e expressões que devem ser evitadas durante o processo de entrevista

Frases proibidas na entrevista de emprego 

1. “Eu vou estar fazendo um curso de …. Vou estar enviando…A nível de”

Bastante usado na atualidade, o gerundismo é uma adaptação de tempos verbais comuns no inglês ao nosso idioma. “Erro grave da língua portuguesa, muito comum hoje em dia. O correto é: ‘eu farei’. Além disso, a comunicação interpessoal pode ficar comprometida. O ‘vou estar fazendo…’ pode denotar fraqueza de ação”.

2. “Eu acho…”

O termo expressa dúvida e deve ser substituído por “Eu penso…”, “Eu vejo essa situação da seguinte forma” ou “Meu posicionamento é de que…”.

3. “Eu não gosto de trabalhar com pessoas, em grupo, gosto de fazer o trabalho sozinho”

As relações interpessoais são de extremo valor no mundo atual. Mesmo trabalhos de atuação individualizada, como telemarketing, exigem momentos de comunicação e interação com outras pessoas – presencial e à distância.

4. “Deixo o barco correr, pois a situação por si só se resolverá”

Essa frase demonstra conformismo e deve ser substituída, por: “diante de uma situação adversa, busco informações e a melhor forma de alterar o percurso e conseguir atingir as metas”, por exemplo.

5. Eu preferia outra vaga, mas como me chamaram para esta, decidi tentar, né?”

Demonstrar interesse é essencial. Desdenhar da oportunidade, no entanto, é erro para recrutador nenhum botar defeito. Por isso, é fundamental mostrar foco na hora da entrevista.

6. “Vocês emendam feriados?”

A nova geração de entrevistas de emprego abre espaço para que o candidato também faça perguntas e entenda mais da oportunidade em questão. Agora, cuidado para não bancar o inquisidor e colocar o recrutador contra a parede. Não é o momento para discutir políticas internas.

7.  “Em cinco anos, quero estar no seu cargo”

Uma pitada de ambição sempre conta pontos a favor do candidato. Mas um tom de agressividade, de interesse para além da conta e até de vocação para “puxar tapetes alheios” assustam. E muito. Cinco anos é um prazo muito pequeno. No mínimo, pode mostrar que você não tem paciência.

8. “Meu ex-chefe era muito controlador …”

… (ou mal amado ou chato ou incompetente) ou qualquer outro adjetivo negativo para quem dominava a batuta na sua antiga empresa. Falar mal do chefe ou da antiga empresa é, de longe, um dos piores erros em uma entrevista de emprego.

9. “Aqui é uma boa empresa para começar minha carreira”

Atenção extra para não demonstrar que você enxerga aquela oportunidade como um mero trampolim profissional. Você não sabe o futuro. Talvez você comece a crescer na empresa.

10. “Eu fiz”; “eu consegui”; “eu conquistei”; e “eu realizei”

Na hora de ‘vender seu peixe’ ponha o ego de lado e não em primeiro lugar. O discurso não pode estar recheado de “eu fiz”; “eu consegui”; “eu conquistei”; e “eu realizei”. Quando você coloca todas as conquistas em primeira pessoa pode soar presunçoso para o entrevistador.


0 comentários:

Postar um comentário